Escolha uma Página

O outsourcing é um tema que tem estado cada vez mais em evidência e consiste na terceirização de algumas áreas da gestão de um negócio, ajudando os empreendedores a terem uma consultoria especializada em setores que não são essenciais ao seu funcionamento, liberando seus funcionários para poderem se dedicar ao core business da sua empresa.

Como a questão tributária no Brasil é bastante complexa, com várias leis diferenciadas, muitos gestores têm optado pelo outsourcing tributário, um serviço capaz de trazer inúmeras vantagens às empresas de todos os portes e setores.

Ficou interessado pelo tema? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o outsourcing tributário!

O que é o outsourcing tributário?

O outsourcing tributário consiste na terceirização do setor contábil para uma assessoria especializada. Isso significa que, profissionais altamente capacitados, irão auxiliar o gestor a:

  • encontrar o regime tributário mais adequado para a sua empresa;
  • realizar o planejamento tributário de todo o ano;
  • reduzir a carga tributária incidente sobre a sua empresa;
  • evitar pagar mais ou menos impostos do que o necessário;
  • otimizar a vida financeira do seu negócio;
  • evitar multas e outras sanções e penalidades por não atender as exigências do Fisco;
  • entre outras possibilidades.

A principal diferença ao contar com um serviço de outsourcing tributário é que você terá a sua disposição uma equipe de profissionais altamente qualificada e acostumada a lidar com os meandros da lei tributária brasileira, liberando você e suas equipes administrativas para cuidarem do que realmente interessa a sua empresa, com a certeza e a tranquilidade de que todos os tributos estão sendo pagos de maneira honesta e confiável.

Quais as vantagens do outsourcing tributário?

Depois de ler o tópico anterior, é bem provável que você já tenha diagnosticado algumas vantagens importantes do outsourcing tributário, não é mesmo? Veja alguns pontos importantes.

Melhora na vida financeira da sua empresa

É inegável que os impostos costumam “abocanhar” uma parte importante do orçamento empresarial. Mas, será que realmente tudo o que você paga é exigido por lei? Muitas vezes, por desconhecimento das leis tributárias e dos incentivos, muitos empresários acabam pagando mais impostos do que deveriam, o que contribui para os problemas financeiros.

Com um serviço de outsourcing tributário, especialistas na área irão analisar toda a vida tributária do seu negócio, definindo o regime mais adequado, os enquadramentos fiscais e também revendo o que você já pagou a mais e que pode ser recuperado.

Impede problemas com o Fisco

Outro ponto que pode dificultar a gestão de muitas empresas são as multas e sanções do Fisco, causadas por irregularidades no pagamento dos impostos e também na escrituração fiscal.

Se você já foi multado alguma vez, deve saber o quanto essa é uma situação complicada, capaz de comprometer o caixa do seu negócio e até a idoneidade da sua marca.

Evitar essas situações é um dos benefícios trazidos com o outsourcing tributário, afinal você contará com especialistas da área e que estão acostumados a lidarem com todas as legislações e exigências do Fisco.

Reduz a carga tributária

Pagar menos impostos é o sonho de grande parte dos empresários, contudo, a maioria desconhece a possibilidade de fazer isso através de meios legais. Você não precisa “enganar” o Fisco para reduzir a sua carga tributária, apenas entender todas as possibilidades que a legislação oferece.

Com o outsourcing tributário, os analistas farão um planejamento de todo o ano da sua empresa, além de analisarem detalhadamente as formas de funcionamento do seu negócio, orientado sobre possibilidades legais para reduzir a quantidade de impostos.

Libera seus times para focarem no core business do seu negócio

O tempo é um ativo importantíssimo na grande parte das empresas. Mas, como ter mais tempo para focar nos seus negócios, se você e seus funcionários precisam se preocupar com as questões burocráticas ligadas ao pagamento de impostos da sua empresa?

Ao utilizar um serviço de outsourcing tributário, você terceirizará esse setor para uma empresa especializada, garantindo que você e todos os seus funcionários internos terão mais tempo e energia para focarem no core business da sua empresa, aumentando as suas chances de sucesso.

Ajuda a economizar com recursos humanos

Quando comparado com a manutenção de um time interno, o outsourcing tributário é muito mais vantajoso, afinal costuma ser mais econômico terceirizar esse setor do que contratar funcionários próprios.

E, além da economia financeira, você ainda terá a sua disposição os melhores profissionais da área – algo que nem sempre é fácil reunir em times internos, já que esse não é um dos ramos principais da sua empresa.

Flexibilidade e atualização

O mundo empresarial tem um ritmo próprio e bastante rápido, sendo que os cenários podem mudar de uma hora para outra. Por isso, contar com um outsourcing tributário garante que você terá muito mais flexibilidade e rapidez para atender a essas mudanças.

Se, dentro de alguns meses, você precisar expandir a sua empresa, por exemplo, é possível modificar os tipos de serviços prestados pela sua consultoria especializada, ou até mesmo encontrar maneiras de flexibilizar o seu pagamento de tributos.

Além disso, você contará com uma equipe de profissionais altamente atualizada e por dentro de todas as alterações das leis tributárias e das exigências do Fisco, garantindo que todas as decisões sobre a sua empresa estarão de acordo com as normas mais recentes.

Outsourcing fiscal: mais uma possibilidade para o seu negócio

Além do outsourcing tributário, muitas empresas especializadas também oferecem o outsourcing fiscal, que visa cuidar de pontos que também estão relacionados à área dos tributos, mas que são questões mais práticas do dia a dia dos setores financeiros das empresas, como:

  • recebimento fiscal;
  • processamento de livros fiscais;
  • cálculo de impostos e gerenciamento de créditos fiscais;
  • preparação e entrega de obrigações fiscais eletrônicos e demais requerimentos de controles tributários;
  • análises e relatórios gerenciais diferenciados para cada necessidade das empresas contratantes;
  • folha de pagamento e análise dos impostos, obrigações e demais custos associados ao setor de RH;
  • cálculo de impostos sob remessas ao exterior e revisão de retenções de impostos na fonte.

Juntos, os serviços de outsourcing tributário e fiscal são capazes de tornar a sua empresa muito mais eficiente, garantindo que as obrigações tributárias estarão sendo pagas de maneira correta, sem que elas impactem negativamente a vida financeira do seu negócio.

Depois de ler esse conteúdo, você acredita que o outsourcing tributário e fiscal é o mais recomendado para a sua empresa? Então venha conversar com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajudá-lo!