Escolha uma Página

Pode ser que você nunca tenha ouvido o termo engenharia tributária, mas, com certeza, conhece muito bem a sua importância. Afinal, qual empreendedor não deseja reduzir o impacto dos impostos sobre suas operações?

Conseguir atingir este objetivo pode depender de inúmeras ações, que vão desde alterações no quadro societário da empresa, até mudanças no regime tributário, por exemplo.

Quer saber mais sobre este assunto e entender o que é e quais as vantagens da engenharia tributária? Então, continue a leitura!

O que é engenharia tributária e como ela pode ajudar a sua empresa?

O termo “engenharia tributária” se relaciona a todas as medidas e ações que buscam oferecer soluções tributárias mais interessantes para as empresas, reduzindo o valor dos impostos pagos, ou até evitando que determinados tipos de tributos acabem incidindo sobre as operações das empresas.

Aqui, é importante salientar que os serviços de engenharia tributária não buscam a evasão fiscal – que é crime e pode ser punido pelo Fisco, mas sim alternativas legais para otimizarem o pagamento de impostos e, claro, trazerem mais benefícios a vida financeira das empresas.

Um exemplo de uso da engenharia tributária foi o Google que, em 2015, contratou este tipo de serviço e conseguiu economizar US$ 3,6 bilhões em impostos. Para isso, a medida encontrada foi mover quase 15 bilhões de dólares para uma afiliada em Bermudas.

Ao transferir uma parte dos seus lucros internacionais para as Bermudas, o Google conseguiu reduzir (de maneira legal) suas taxas efetivas fora dos Estados Unidos para 6,4%, já que para atuar em Bermudas, o Google não precisa pagar impostos sobre os seus ganhos.

É claro que este é um caso um pouco diferente, afinal as leis tributárias brasileiras são distintas das americanas, e muitas vezes mais complexas. Porém, com um bom serviço de engenharia tributária, a sua empresa também poderá encontrar formas legais de otimizar a sua vida financeira.

Quais as vantagens da engenharia tributária?

Mesmo após ler o tópico anterior, você ainda tem dúvidas se a engenharia tributária é realmente importante e capaz de trazer vantagens importantes para o seu negócio? Então veja os benefícios que este serviço pode gerar.

Reduz a carga tributária

É inegável que a carga tributária pode atrapalhar (e muito) a vida financeira de diversas empresas, afinal nós somos um dos países em que mais se pagam impostos em todo o mundo.

Reduzindo o quanto você paga de impostos, é possível ter uma quantidade enorme de benefícios agregados, como possibilidade de praticar um valor mais competitivo para o seu produto ou serviço e ainda aumentar a sua margem de lucro.

Permite ter mais controle sobre o seu orçamento anual

Uma das ferramentas usadas na engenharia tributária é o planejamento tributário, que permite identificar todos os impostos que deverão ser pagos ao longo do ano, bem como as operações que mais incidem sobre a sua empresa.

De posse destes dados, fica mais fácil para o gestor fazer um bom orçamento anual, entendendo de maneira mais precisa os custos fixos e variáveis referentes à carga tributária. Com um bom orçamento anual, também é mais fácil planejar cenários positivos e negativos e identificar as ações que devem ser tomadas em cada uma destas situações.

Permite modificar as suas operações para ter mais economia

Às vezes, por falta de conhecimento, muitas empresas acabam tomando ações que favorecem o pagamento de mais impostos (ou de impostos mais altos). Com um serviço de engenharia tributária, será possível identificar quais são estas operações e modificá-las, gerando mais economia e otimizando a sua vida financeira.

Um exemplo é a substituição de serviços e produtos que não são vantajosos para as empresas, do ponto de vista tributário, por outros que tenham incentivos fiscais ou vantagens com a não incidência de tributação.

Quais as ações de engenharia tributária que podem trazer resultados?

Definir as ações que são mais ou menos interessantes depende muito do porte e da atuação da sua empresa, além, é claro, dos seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Assim, é importante salientar, que os serviços de engenharia tributária são sempre personalizados e propostos depois de uma análise minuciosa do seu caso. Algumas medidas possíveis são:

Elisão Fiscal

É importante não confundir elisão fiscal com evasão fiscal. Evasão fiscal é sinônimo de sonegação e é crime. Elisão fiscal é encontrar brechas nas leis tributárias que permitem que a empresa consiga reduzir a sua carga tributária, reaver determinados pagamentos ou ainda impedir que determinados impostos incidam sobre suas ações.

Como o Brasil possui um excesso de leis e normas tributárias (que podem variar de Estado para Estado e até de município para município), ter o apoio de especialistas é essencial, evitando que planejamentos financeiros muito “ousados” acabem criando a evasão fiscal – e, claro, incidindo em problemas com o Fisco.

Regime tributário

Escolher corretamente o regime tributário pode ser uma ação desafiadora para muitos empresários, e a engenharia tributária pode lhe ajudar nestes casos. Para isso, deverão ser analisados vários pontos, como a lucratividade média do seu negócio, o tipo de operações que realiza, a incidência e a taxa dos principais impostos, entre muitas outras questões.

Optar por um regime que não seja adequado a sua realidade pode fazer com que você tenha de pagar mais impostos do que o necessário, prejudicando a sua rentabilidade e colocando em risco a existência e a expansão da sua empresa.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das principais ferramentas das empresas de engenharia tributária – afinal é a partir dele que poderão ser elencadas as ações a serem tomadas no sentido de reduzir a carga tributária do seu negócio.

Um bom planejamento ainda lhe fornecerá uma visão muito mais ampla da sua empresa, permitindo entender quais são as operações que mais incidem impostos, as áreas que merecem maior atenção e até as medidas simples, mas que já podem impactar positivamente, como, por exemplo, a troca do fornecedor para outro de um estado ou cidade diferentes.

Como você pode notar, a engenharia tributária é uma área muito ampla e que necessita de profissionais com conhecimentos sobre setores distintos, como leis tributárias, administração e contabilidade.

Justamente por seu caráter multidisciplinar é que este é um serviço extremamente importante em qualquer negócio, permitindo que suas ações sejam sentidas em todos os ramos da empresa, otimizando a sua gestão financeira e aumentando a competitividade do seu negócio.

Você gostou de saber mais sobre a engenharia tributária? Ainda tem alguma dúvida? Solicite um contato de nossos consultores especialistas no assunto.