Escolha uma Página

Se você acompanha o conteúdo do nosso blog, já deve ter chegado à conclusão de que contar com uma consultoria tributária é uma ótima forma de reduzir os encargos da sua empresa e de otimizar a sua vida financeira, não é mesmo?

Quando bem realizada, a consultoria tributária pode melhorar a sua gestão financeira, impedir que a sua empresa seja multada ou sofra sanções do Fisco, reduzir a quantidade de impostos que você paga e ainda regularizar a sua atuação em todas as frentes do seu negócio.

Mas, como encontrar uma consultoria que seja realmente eficaz e que traga todos esses benefícios ao seu negócio? Se você também compartilha dessa dúvida, veja as dicas importantes que separamos!

Saiba o porquê você precisa de uma consultoria tributária

Como contratar um serviço, se você nem sabe muito bem o que esperar dele? Antes de procurar por profissionais do ramo, tente identificar as necessidades do seu negócio e delimitar os objetivos que você espera que a consultoria atinja, como:

  • reduzir a carga tributária;
  • otimizar os pagamentos de encargos;
  • evitar que determinados encargos incidam sobre suas atividades;
  • impedir multas e sanções do Fisco;
  • auxiliar na mudança do tipo de sociedade da sua empresa;
  • auxiliar na transição para novos mercados ou novas ações, como exportação, entre outros.

Quanto mais você entender as suas necessidades, mais fácil será encontrar consultorias que realmente possam atingir esses objetivos – e que sejam voltadas para esse tipo de serviço.

Analise a reputação da empresa e a experiência dela

Somente depois de identificar as suas necessidades, você poderá começar a buscar por consultorias tributárias. Nessas horas, tente ser bem criterioso e analisar a experiência da empresa de consultoria, os resultados que ela já alcançou, a expertise dos funcionários e também o quanto ela está acostumada com o tipo de serviço que você precisa.

Pesquisar sobre a reputação da empresa na internet é uma boa dica. Além dos sites específicos (como o Reclame Aqui), ficar de olho nas redes sociais do próprio negócio é uma ótima pedida. Por lá, você poderá ler a classificação da empresa, os comentários de outros clientes e até prestar atenção sobre aqueles negativos (e a postura da empresa nesses casos).

Não se esqueça de pedir a empresa de consultoria que lhe mostre alguns cases de sucesso e, se possível, tente entrar em contato com as marcas atendidas, buscando saber quais resultados a consultoria alcançou, como foi o trabalho com os profissionais e outras informações que você julgar interessante.

Analise as soluções propostas e a metodologia usada pela consultoria

Quando você for conversar com os profissionais e demonstrar os seus problemas, tente analisar se eles possuem realmente domínio sobre essa área, se propõem ideias e soluções que sejam modernas e de acordo com as suas necessidades e também se a metodologia usada lhe agrada.

Compare as soluções e ideias propostas pelas consultorias que você visitou, o método de trabalho de cada uma delas, os objetivos que se propõem a alcançar, entre outras informações e tente analisar quais delas está mais de acordo com o que você deseja e também com a política da sua empresa.

Pense na relação de custo x benefício

Analisar apenas o orçamento para o serviço pode não ser uma das melhores maneiras de escolher a consultoria tributária, afinal nem sempre o valor investido lhe trará retorno.

Assim, é fundamental analisar a relação de custo benefício, buscando entender em quanto tempo você recuperará aquele investimento e quais as vantagens que ele trará ao seu negócio.

Por exemplo, se você tiver de investir X na consultoria, mas dentro de um ano conseguir economizar 2X com os serviços prestados, então é óbvio que você terá lucro, além de conseguir reverter o que foi investido.

Mas, para isso, é fundamental que a consultoria seja de qualidade, caso contrário você investirá um valor que não trará benefício algum ao seu negócio, ou ainda que poderá se reverter em prejuízo – principalmente se as ações tomadas não forem de acordo com a lei ou com as necessidades da sua empresa.

Entenda se a consultoria é voltada para o seu ramo de negócio

Existem muitas empresas de consultoria tributária no mercado, mas nem todas elas podem ser indicadas para a sua empresa. Por isso, é primordial que você saiba se a empresa de consultoria está familiarizada com o seu ramo de negócio – e com os objetivos que você pretende alcançar.

Se você está procurando uma consultoria porque pretende começar a exportar seus produtos nos próximos anos, por exemplo, é fundamental que a empresa esteja alinhada com essas questões – e ainda que possua conhecimentos sobre o mercado e as leis do país para o qual você pretende vender.

Para cada especificidade dos seus objetivos, existem empresas de consultoria mais ou menos indicadas e buscar uma que seja especialista na sua necessidade é sempre a melhor atitude a ser tomada.

Pense no atendimento e na facilidade de comunicação

Como foi o primeiro atendimento prestado pela consultoria? É fácil se manter em contato com os profissionais? Eles respondem prontamente as suas dúvidas e parecem solícitos?

Analisar todos esses dados é essencial, afinal você não deseja “ficar na mão” quando precisar se comunicar com os consultores de maneira urgente, não é mesmo? Se os profissionais não respondem e-mails com velocidade ou não atendem ao telefone, por exemplo, isso pode ser um indicio de que, talvez, você terá dificuldades de se contatar com a empresa quando precisar.

Saiba o que esperar da consultoria tributária

Para que você não se sinta frustrado com o serviço prestado, é fundamental que você saiba exatamente o que esperar – e também garanta que todas essas informações estejam descritas em um contrato.

Não adianta acreditar que a consultoria fará milagres pela sua empresa e que será a salvação do seu negócio, por exemplo. Afinal, mesmo reduzindo a carga de impostos a serem pagos, uma boa administração e gestão financeira ainda são essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Assim, antes de formalizar o negócio, peça para que sejam elencadas todas as metas a serem alcançadas, o cronograma para isso e outras informações adicionais e confira o andamento do trabalho durante a execução da consultoria.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher a melhor consultoria tributária para a sua empresa? Se você está em busca de profissionais sérios e com expertise em vários setores, venha conversar com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajudá-lo!