Escolha uma Página

Que a carga tributária no Brasil é alta, todo empreendedor sabe. Porém, apesar disso, nem todos entendem o quanto erros ou imprecisões no planejamento tributário podem impactar negativamente os seus negócios.

De acordo com um levantamento feito pela Becomex, uma empresa especializada na área tributária, mais de 50% das empresas exportadoras no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. E isso não acontece apenas nesse setor, já que muitos empresários não têm ideia do que devem ou não pagar de tributos e nem as maneiras legais de reduzirem essa carga.

Por isso, nós elencamos alguns dos principais indícios que mostram que a sua empresa necessita de uma consultoria tributária, de modo a se tornar mais eficiente e melhorar a sua vida financeira. Confira!

1. O recolhimento dos tributos está incorreto

Nós já mostramos na introdução desse conteúdo que, infelizmente, a maior parte das empresas brasileiras não tem um entendimento correto sobre quais tributos precisa ou não recolher – e é claro que isso pode impactar negativamente o seu negócio.

Uma boa consultoria tributária poderá verificar se o regime no qual a sua empresa está enquadrada realmente é o mais indicado para o seu porte e mercado de atuação, além de analisar as opções que a legislação oferece para que você possa otimizar o seu recolhimento de impostos.

2. Seu negócio recebeu uma multa ou autuação

Não tem nada pior para um negócio do que cair nas “garras do Fisco”, afinal isso pode significar multas e sanções importantes, que até mesmo podem colocar em risco a existência da sua empresa.

Existem muitos “deslizes” que podem levar a essa situação como recolhimento incorreto de impostos, descumprimento de obrigações acessórias, falta de pagamento de impostos, entre outros.

Lembre-se que com os novos sistemas digitais implementados pela Receita, a fiscalização se tornou muito mais ágil, sendo fácil e rápido para o Fisco identificar fraudes, adulterações e outros problemas – por isso é tão importante se organizar adequadamente.

Se o seu negócio já foi autuado, esse é um indicio claro de que você precisa urgentemente de uma consultoria tributária, evitando que problemas maiores aconteçam.

3. Seu negócio realiza operações complexas

Existem alguns setores que demandam um conhecimento a mais das legislações tributárias, como é o caso das importações e exportações, o transporte de produtos entre estados, a abertura de filiais em várias localidades e inúmeras outras situações.

Nesses casos, é comum existirem vários tributos diferentes (inclusive de ordem federal, estadual e municipal) que podem incorrer sobre o seu produto ou operação, fazendo com que um simples “descuido” acabe acarretando multas, problemas com o Fisco, desenquadramento e até mesmo perdas financeiras significativas.

A área de importação e exportação, por exemplo, possui muitos “meandros”, inclusive com isenções fiscais que podem favorecer o seu negócio – e que por desconhecimento podem não ser usadas, tornando o seu produto ou operação mais caro do que o necessário.

Se você atua em setores complexos, uma boa consultoria tributária poderá lhe ajudar, tornando suas operações mais eficientes e reduzindo os custos associados.

4. Sua empresa precisa economizar

Qual empresa não sente a necessidade de economizar diante do cenário de instabilidade econômica que temos vivenciado no Brasil? Pois isso também é um dos benefícios de uma boa consultoria tributária.

Afinal, tornando o seu pagamento de impostos mais otimizado, você terá economia, deixando de recolher tributos a mais e até mesmo aproveitando de isenções e benefícios fiscais previstos em lei.

Recolher menos impostos é uma possibilidade em diferentes tipos de empresas. Aquelas que trabalham em mais de uma frente, por exemplo, que fabricam peças e vendem serviços, podem ver sua carga tributária reduzir drasticamente ao separar a sua atuação em negócios distintos – algo que só pode ser analisado caso a caso e sob a luz da experiência e do conhecimento da legislação tributária.

5. Você não tem ideia de quais impostos precisa recolher

Falar sobre impostos com você é a mesma coisa de falar grego ou mandarim? Você não tem ideia de quais variáveis podem fazer com que você pague mais ou menos impostos? Pois esses são sinais claros de que a sua empresa precisa com urgência de uma consultoria tributária.

Esses profissionais irão analisar o modelo societário da sua empresa, o porte, o faturamento, o setor em que se enquadra e muitas outras informações, definindo o melhor regime tributário e enquadrando o seu negócio em um sistema que seja favorável a sua vida financeira e que esteja de acordo com a legislação.

6. Você não sabe qual é o seu regime de tributação (e nem porque o escolheu)

Os regimes de tributação são extremamente importantes e guiarão a quantidade de impostos que você terá de pagar – e até mesmo as possibilidades de isenções ou de limite de faturamento.

Se você não sabe qual é o seu regime de tributação e nem quais os motivos que o levou a escolhê-lo, como poderá saber se está seguindo o que é previsto em lei, como quantidade de impostos recolhidas e faturamento máximo?

Muitos empresários acabam enquadrando seus negócios em regimes que não condizem com a sua realidade e pagam uma quantidade muito maior de impostos do que realmente precisariam.

Com uma consultoria tributária, seu negócio será enquadrado no regime certo, permitindo que você não tenha de pagar impostos a mais e nem seja “surpreendido” com uma autuação por estar acima do teto para aquele enquadramento, por exemplo.

7. Suas equipes internas estão sobrecarregadas

Muitos empresários acreditam que a consultoria tributária apenas funciona para aqueles negócios que não possuem um setor interno de contabilidade – e isso é um erro.

Mesmo que você tenha profissionais dedicados a essa análise, pode ser que eles não estejam “dando conta” de todas as demandas contábeis do seu negócio, impedindo que se atualizem sobre as legislações específicas, o que significa uma gestão tributária ineficiente.

Hoje existem mais de 150 obrigações acessórias e as empresas podem gastar mais de 2 mil horas por ano para cumpri-las – o que, obviamente, pode sobrecarregar seus times internos e torná-los menos eficientes.

Como você pode notar, existem muitos sinais que demonstram que o seu negócio poderá se beneficiar (e muito) com uma consultoria tributária, ajudando você a gastar menos com os impostos e a melhorar a sua vida financeira. Se você gostou desse conteúdo, curta a nossa página no Facebook e receba dicas interessantes como essa!